22 de Setembro de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

Projeto de valorização da história e do patrimônio será desenvolvido com alunos municipais

Projeto é aplicado pelo CEDAP da UNESP de Assis

O CEDAP da UNESP de Assis (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa) desenvolve durante este ano o projeto "Guardar pra que? Por que guardou?", de valorização da história e do patrimônio com alunos da Rede Municipal de Ensino de Assis.

O projeto discute sobre a importância da valorização e preservação de prédios e outros espaços para a história da cidade.

Durante os encontros do projeto serão respondidas perguntas como: Por que o Parque Ecológico é conhecido como "Buracão"?; Em Assis, o transporte já foi feito por trens?; e Para que servem documentos antigos?.

O professor Ronaldo Cardoso Alves, que coordena o projeto, explica que ele foi iniciado em 2019, a princípio voltado a trabalhar a valorização dos documentos históricos com os estudantes da Rede Municipal de Assis. Em 2020, foram ampliados os seus objetivos, passando a abranger a formação dos professores, bem como o desenvolvimento de material didático-pedagógico que será disponibilizado para as escolas.

"Iniciativas como estas possibilitam que os estudantes do Ensino Fundamental aprendam como a história é um conhecimento importante para dar sentido à sua própria vida, pois estudam a história de sua cidade e a forma como se dá a construção do conhecimento histórico, por meio de documentos e investigação científica. Assim, a Universidade se relaciona com a escola de forma prática, pois a ação extensionista possibilita que os estudantes universitários façam pesquisa e demonstrem aos alunos da escola básica como é feita a pesquisa histórica em um Centro de Documentação como o CEDAP, ou em outros acervos como o de jornais, por exemplo, tornando visível a função pública da História", conclui.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM