05 de Agosto de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

Unopar Assis promove evento Carreira em Pauta

Mercado de trabalho pós-pandemia: quais serão as habilidades mais buscada?

A pandemia mudou a forma de se socializar e também de trabalhar. Com a implementação do home office para conter a disseminação do coronavírus, foi necessário fazer adaptações em casa para que o trabalho pudesse ser realizado no mesmo ambiente que estão os familiares. Agora, o que esperar do mercado de trabalho pós-pandemia?

Um estudo divulgado no começo do segundo semestre de 2020 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) indica que 70% dos brasileiros desejam continuar com o home office. Segundo pesquisa do Vagas, a frequência ideal é trabalhar em casa três ou quatro dias na semana.

Apesar da possibilidade de trabalhar remotamente existir há muito tempo, ela ganhou ainda mais força com a pandemia - e, segundo um relatório do Glassdoor, divulgado em novembro de 2020, a tendência pós-pandemia será, de fato, o trabalho híbrido, assim como é o desejo de muitos brasileiros.

A possibilidade do trabalho remoto ainda é interessante para as empresas, que podem contratar talentos de diversas regiões do Brasil. Além disso, muitos trabalhadores se sentem mais confortáveis e produtivos quando trabalham de casa, sem a necessidade de se deslocar até o escritório.

Mas, além dessas tendências, quais serão as habilidades mais buscadas nos trabalhadores no mercado de trabalho pós-pandemia? Além de qualificação, visto que as empresas vão continuar a busca por profissionais qualificados e que estejam aptos para assumir determinadas funções, é importante saber quais as características que vão ser requisitadas.
Habilidades mais buscadas no mercado de trabalho pós-pandemia

Quando falamos das competências que serão buscadas futuramente, quando o fim da pandemia chegar, trazemos algumas que já são importantes atualmente. No entanto, elas serão essenciais e todo profissional que quiser conquistar o seu espaço nesse cenário terá que desenvolvê-las. Vamos conhecê-las?

1 - Inteligência emocional

A crise de Covid-19 é um período de incertezas e mexe muito com as emoções. No pós-pandemia, a inteligência emocional vai ser ainda mais necessária. Isso porque será preciso ter equilíbrio para viver em cenário que ainda pode estar passando por transformações. Assim, conseguir entender os sentimentos será um passo importante para viver melhor e, além disso, tomar decisões de forma mais racional.

2 - Resiliência

No dicionário, uma das definições de resiliência é a "capacidade de rápida adaptação ou recuperação". Na prática, entende-se que a habilidade tem relação com lidar com os problemas e desafios diários da melhor forma, sem que a pressão e as cobranças dominem você. Nesse ponto, é importante saber lidar com as situações de forma positiva.
Esse processo, em alguns casos, pode levar a falhas - e não há porque temê-las. Segundo Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos e advogada, falhar é importante para o seu crescimento e para o desenvolvimento da resiliência, que ganha ainda mais força em um cenário pós-pandemia.

Quem possui essa característica consegue enfrentar as dificuldades e lidar com as novidades - sejam positivas ou negativas - que surgem a todo momento. Aqui, cabe também mencionar a importância de conseguir se adaptar a essas mudanças. É a flexibilidade, que exige pensar fora da zona de conforto e se adequar ao novo.

3 - Empatia

A pandemia trouxe muitas emoções à tona e é um período que requer cuidar da saúde mental. No mercado de trabalho pós-pandemia, ela ganha mais importância, visto que muitas pessoas, assim como agora, vão precisar de acolhimento. Aqui, mais do que nunca, será preciso se colocar no lugar dos outros e entender suas dores e anseios. É ir além e ter sensibilidade para compreender o que o outro está passando.

Além dessas características, o profissional deverá trabalhar bem sua comunicação, estar em constante aprendizado e ser criativo. E se você quer saber mais sobre o mercado de hoje e do pós-pandemia, participe do Carreira em Pauta 2021.

O evento, que acontece de 10 a 13 de maio, vai contar com convidados especiais e muito conteúdo. Faça sua inscrição pelo site, ou se preferir entre em contato pelo whatsapp (18) 99142-6948.
Divulgação
+ VEJA TAMBEM