Buscar no site

Após dedetização, Saúde continua monitorando situação da sarna humana em escola de Assis

No início da semana, uma equipe de saúde esteve na EMEIF Profª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro examinando alunos e orientando pais e responsáveis; 28 pessoas ainda estão afastadas com sintomas

Redação AssisCity

  • 10/04/24
  • 16:00
  • Atualizado há 2 semanas

Na última sexta-feira, às 18h, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Profª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro, da Vila Nova Florínea, passou por uma dedetização completa depois de 22 pessoas, entre crianças e adultos, apresentarem sintomas de escabiose, a doença popularmente conhecida como sarna humana.

Divulgação - Após dedetização, Saúde continua monitorando situação da sarna humana em escola de Assis - FOTO: Divulgação
Após dedetização, Saúde continua monitorando situação da sarna humana em escola de Assis - FOTO: Divulgação

No início desta semana, na segunda-feira, dia 08 de abril, uma equipe de saúde da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Eldorado esteve no portão da escola examinando os alunos antes que entrassem no prédio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Assis, as crianças que ainda apresentavam sintomas foram afastadas e estão de atestado até que os sintomas desapareçam.

Em contato com a secretaria da EMEIF, o Portal AssisCity apurou que nos dias seguintes à avaliação da equipe médica, os professores foram recomendados a encaminhar a direção da escola toda criança que apresentar sintomas. Os pais são acionados e são direcionados a levar as crianças até a unidade de saúde para uma nova avaliação.

Segundo a direção da escola, no momento 28 pessoas ainda estão afastados com atestado, entre funcionários e alunos. Esta é a segunda vez que a EMEIF Profª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro passa por um surto de sarna humana, a primeira vez aconteceu em março de 2023 e chegou a suspender as aulas da unidade escolar.

Os 22 casos de sarna humana foram confirmados pela SMS de Assis no dia 27 de março. Desde os primeiros relatos, que datam do dia 12 de março, uma equipe composta por enfermeira, médica e diretor da vigilância epidemiológica estiveram na escola e orientaram a distribuição de shampoo para os casos suspeitos e o encaminhamento para a ESF do Jardim Eldorado.

No local, a médica responsável pela unidade disponibilizou medicação e os shampoos para controlar o surto. Todas as medidas foram implementadas para sanar o problema e todos os alunos e funcionários são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município.

O que é a Sarna Humana?

A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma doença parasitária causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Este ácaro é muito pequeno, medindo cerca de 0,3 milímetros de comprimento. Ele vive na pele humana, onde cava túneis e deposita seus ovos.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Assis, Aline Biondo Alcântara, a sarna é uma doença contagiosa que se transmite pelo contato direto com uma pessoa infectada.

A escabiose é transmitida quando uma pessoa com a doença tem contato com outras pessoas. Esse contato pode ser por meio de objetos que carregam estes ácaros, como roupas de vestir ou roupas de cama, por exemplo. E, é importante dizer que as pessoas podem transmitir a doença mesmo quando não apresentam sintomas", contou.

Ainda de acordo com a enfermeira, os sintomas podem levar de duas a seis semanas para aparecer após o contato com o ácaro na pele. "Os sintomas incluem lesões na pele e coceira. As lesões geralmente se localizam entre os dedos das mãos, dos pés, nos punhos e em regiões com dobras, como as axilas e genitais. A coceira pode ser forte e tende a piorar durante o período da noite", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!