06 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Consórcio de municípios CIVAP avança em projeto sustentável de energia elétrica para cidades da região

Após anos de estudos e pesquisas, o projeto finalmente sairá do papel

O Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (CIVAP) anunciou que abriu uma consulta pública para gerir a destinação de resíduos sólidos, com objetivo de fazer uma concessão. As tentativas de transformar esses resíduos em energia já acontecem desde 2011, sempre sem sucesso por ser um processo trabalhoso.

Porém, no atual momento, a diretora executiva do CIVAP, Ida Franzoso, em entrevista ao Portal AssisCity anuncia que estão preparados. "Ano passado iniciamos esse processo e fizemos um estudo em 16 municípios e 14 deles fizeram adesão dessa concessão. Em 2021 vimos que temos muita legislação e leis que amparam essa ação. Hoje nos sentimos seguros", disse a diretora.

Segundo ela, nos estudos e pesquisas realizados pelo CIVAP, foi contabilizado um total de 270 toneladas de lixo por dia em todos esses 14 municípios. Porém, esse número ainda pode ser 25% maior se mais cidades aderirem ao projeto.

Ida também falou sobre a importância de projetos que visam o meio ambiente, como esse que tem como principal foco a transformação de resíduos sólidos em energia elétrica.

"É uma solução estratégica que vai de acordo com o meio ambiente através de um projeto sustentável. O poder público tem que ser insistente nisso. Temos que trilhar esse caminho, essa nova sequência e mesmo os desafios difíceis, temos que aumentar ainda mais a educação ambiental", finalizou.

Confira:


Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM