Buscar no site

Durante ato, Sindicato pede abertura de concurso público e contratação de profissionais no Hospital Regional de Assis

Ato foi realizado em frente ao HRA nesta sexta-feira

Redação AssisCity

  • 05/04/24
  • 17:00
  • Atualizado há 3 semanas

Na manhã desta sexta-feira, 05 de abril, foi realizado um ato em defesa ao Hospital Regional em Assis. O ato faz parte das mobilizações do Dia Mundial de Saúde organizado pelo SindSaúde-SP.

Portal AssisCity - Ato foi realizado em frente ao HRA nesta sexta-feira - Foto: Portal AssisCity
Ato foi realizado em frente ao HRA nesta sexta-feira - Foto: Portal AssisCity

O ato questionou a falta de concursos públicos e contratações de novos trabalhadores para compor o quadro funcional do hospital, que está reduzido por conta de profissionais que se aposentaram ou faleceram.

Portal AssisCity - Cartazes pendurados durante o ato pediam salários dignos e melhores condições de trabalho - Foto: Portal AssisCity
Cartazes pendurados durante o ato pediam salários dignos e melhores condições de trabalho - Foto: Portal AssisCity

Em entrevista ao Portal AssisCity, a diretora regional do SindSaúde-SP, Silmara Grassi, falou sobre as reinvindicações feitas durante o ato. "Hoje o ato se refere a uma fala que já temos feito ao decorrer de longos anos, mas que chegamos hoje a uma situação muito preocupante, que é a falta de recursos humanos para que seja assegurada assistência aos pacientes que fazem uso do Hospital Regional de Assis. Hoje nos reunimos para dizer ao Governo do Estado de São Paulo que resolver o problema do Hospital Regional de Assis não é só trocar a direção, isso foi importante, mas a gente precisa da contratação de recursos humanos, de profissionais para todas as áreas através de concurso público", pontuou.

Portal AssisCity - Membros do sindicato e funcionários da saúde também estiveram presentes no ato - Foto: Portal AssisCity
Membros do sindicato e funcionários da saúde também estiveram presentes no ato - Foto: Portal AssisCity

Segundo Silmara, inicialmente haviam cerca de 1.000 funcionários públicos no HRA e atualmente esse número foi reduzido para cerca de 540. "A fala é que temos que produzir e sim, realmente temos, mas para isso precisamos de trabalhadores de diversas funções. Hoje o que pedimos é [a abertura de> concurso público para o Hospital Regional de Assis", disse.

Portal AssisCity - Silmara Grassi, diretora regional do SindSaúde-SP durante entrevista ao Portal AssisCity - Foto: Portal AssisCity
Silmara Grassi, diretora regional do SindSaúde-SP durante entrevista ao Portal AssisCity - Foto: Portal AssisCity

A diretora regional do SindSaúde-SP explica que com as assinaturas do abaixo-assinado e com informações cedidas pelo HRA, irão elaborar um documento que será enviado para o Governo do Estado, para a Câmara Municipal e para os Conselhos Municipais de Saúde.

Portal AssisCity - Ato foi realizado em frente ao Hospital Regional de Assis - Foto: Portal AssisCity
Ato foi realizado em frente ao Hospital Regional de Assis - Foto: Portal AssisCity

Benedita Quintiliano, presidente do Conselho Municipal de Saúde também esteve presente no e falou sobre o papel do Conselho no ato. "O Conselho vem atuando a favor desta luta do Hospital Regional, pois conhecemos essa realidade. Nós já realizamos alguns movimentos dentro do sindicato, inclusive convidando o Ministério Público para que abrisse serviços que na época haviam fechado. Hoje, pelas últimas informações que tive, o Hospital Regional está com apenas 379 funcionários. Um equipamento que já teve convênio com a Famema, com profissionais concursados e médicos, hoje está com menos de 40% do total de funcionários. Por mais competência que você tenha administrativamente, se você não tem quem execute as funções, isso não vai funcionar", disse.

Portal AssisCity - Benedita Quintiliano, presidente do Conselho Municipal de Saúde - Foto: Portal AssisCity
Benedita Quintiliano, presidente do Conselho Municipal de Saúde - Foto: Portal AssisCity

Vários cartazes pedindo a abertura de concurso público e contratação de profissionais foram pendurados em frente ao hospital. Membros do sindicato e funcionários da saúde também estiveram presentes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais