Buscar no site

FELIZ ANO NOVO!

"Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria". (Salmo 90:12)

  • 30/12/11
  • 08:00
  • Atualizado há 643 semanas

Por Pastor Luís Alberto Sanches*

Feliz Ano Novo! É a frase mais dita e repetida na última semana do ano. Virou o calendário e o Ano Novo chegou. Para a maioria das pessoas o Ano Novo é símbolo de renovação, de novas perspectivas, esperanças e conquistas. O Eterno criou as estações, os anos e os dias que marcam as nossas vidas e estabelecem novas dimensões em nossa caminhada. Então, vamos subir a montanha do Ano Novo, mês a mês, semana após semana e dia após dia. É a luta diária pelo pão de cada dia, pela sobrevivência, pelas esperanças e efetivas realizações, pela vitória.

A verdade é que a primeira segunda-feira do Ano Novo não será muito diferente das demais segundas-feiras. A realidade está mais para continuidade do que para novidade. Vivemos um tempo de crise mundial que provoca ondas de desemprego, corrupção e violência por todos os lados, destruindo os sonhos de muita gente.

O Ano Novo chegou, testemunhando que o tempo passa como um cometa, em velocidade atroz. Quem piscar, perdeu o espetáculo. O apóstolo Paulo recomenda "remir o tempo", isto é, aproveitar bem cada oportunidade. É um ótimo conselho para o novo ano que começa, demandando sabedoria e responsabilidade de cada um de nós.

Já reparou na rapidez do tempo? Os dias voam com uma velocidade impressionante. Mal a semana começa e já termina. Não parece que foi ontem que tínhamos 15 anos e queríamos logo ter 18? O tempo passa rápido. Olhamos no espelho e notamos a transformação ocorrida em nossa aparência. Todos nós vamos ficando com um "sorriso musical", uma "sanfoninha nos olhos", rugas e cabelos brancos. São os sinais do tempo em nosso corpo, que até podem ser disfarçados, mas não evitados. É o charme do envelhecimento.

O tempo nos amadurece. É a experiência da vida que chega. Podemos aprender com os nossos erros e continuar errando é burrice. Permanecer no erro é teimosia tola, é empacar como um burro.

O tempo cicatriza feridas. É uma excelente ferramenta nas mãos do Espírito Santo para curar as feridas oriundas das mágoas, ofensas, ressentimentos e decepções. Aprendemos a enfrentar as amarguras sem perder a doçura. É como diz a letra da conhecida musica, Oração ao Tempo, cantada pelo Caetano Veloso - "tempo, tempo, tempo, tempo". De fato - "Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu". (Eclesiastes 3:1).

O Salmo 90 nos coloca de frente com a questão do tempo nas sábias palavras de Moisés - "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria". O poeta bíblico recomenda a oração no sentido de que o Eterno nos ensine a viver melhor e nos conceda coração sábio. O segredo para a vitória começa aqui e agora: Ame ao Senhor acima de todas as coisas, ande nos seus caminhos e guarde os seus mandamentos. Para ter um coração sábio é preciso se aproximar mais do Trono da Graça de Deus. Isso traz qualidade de vida e alimenta a "vida abundante" prometida por Jesus.

Aproveite o Ano Novo para semear coisas boas. "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". (Gálatas 6: 7). Cuide dos seus relacionamentos, tanto com as pessoas como com Deus. Esteja aberto a mudanças e cuidado com a mesmice. Tenha um Feliz Ano Novo de verdade. Só depende de você!

*Pastor Luís Alberto Sanches é Presidente do Conselho de Pastores da cidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais