Buscar no site

Meninas de 11 a 13 anos receberão vacina contra HPV nas escolas em Paraguaçu

Redação Paraguacity.com

  • 25/02/14
  • 11:00
  • Atualizado há 530 semanas

O município de Paraguaçu Paulista já está se preparando para vacinar meninas contra o HPV, doença sexualmente transmissível e que pode causar câncer do colo do útero.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da cidade, Cátia Leite Lourencetti, a vacina será aplicada seguindo uma pesquisa que já está sendo desenvolvida junto às escolas do município.

"Nós fizemos um levantamento e temos 13 escolas que participarão desta campanha, que ocorrerá a partir de 10 de março e vai até 10 de abril, é uma campanha que vai se tornar rotina, vai entrar no calendário vacinal", disse.

"A faixa etária que vai ser contemplada na campanha será a partir de 11 anos completos até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, meninas que estarão fazendo 14 anos, então lembramos que as escolas já estão nos fornecendo a listagem com todas as meninas que estão dentro da faixa etária", ressaltou Cátia.

A vacinação contra HPV será realizada dentro das escolas, nos três períodos de aulas, seguindo um cronograma elaborado pelo Departamento de Saúde. Os pais que não quiserem que as filhas recebam a vacinação, terão que entregar um Termo de Recusa, que será fornecido pela própria escola, devidamente assinado.

"Quem aceitar a vacina terão que colocar a caderneta de vacina da filha dentro da mochila a partir de 10 de março até 10 de abril, porque em algum dia desse período estaremos passando pela escola", explicou Cátia.

Até então, a vacina contra o HPV era aplicada apenas em consultórios particulares. Agora a imunização será realizada também na rede pública de saúde.

"O HPV é a terceira causa de câncer de colo de útero nas mulheres, então o Ministério da Saúde trabalhou com essa vacina, com a corte a ser contemplada, porque as meninas estão iniciando a atividade sexual mais cedo, então quanto antes a gente prevenir melhor, mais possibilidade dela não desenvolver um câncer de colo de útero na vida adulta", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!