23 de Maio de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Processos seletivos do Centro Paula Souza para o segundo semestre começam em maio

Em breve serão divulgadas as informações para quem deseja participar do Vestibulinho das Etecs e do Vestibular das Fatecs; as avaliações serão realizadas de forma presencial, com aplicação de provas

Os interessados em ingressar nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais no segundo semestre de 2022 devem ficar atentos às divulgações do Centro Paula Souza (CPS) nos próximos dias. Os preparativos para o início dos processos seletivos estão em fase final. Nas próximas semanas, serão divulgadas as datas de inscrição e das demais etapas do calendário, além das informações dos cursos e os respectivos números de vagas, e outras orientações para quem deseja participar do Vestibular das Fatecs e Vestibulinho das Etecs. As avaliações acontecerão de forma presencial, com aplicação de provas.

Os exames presenciais estão de volta. Desde o segundo semestre de 2020, as provas foram substituídas pela análise de histórico escolar, em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, a fim de controlar a disseminação da Covid-19.

O CPS oferece mais de 200 cursos técnicos e de especialização técnica, em 224 unidades de Escolas Técnicas e nas centenas de classes descentralizadas - unidades que oferecem ensino técnico sob a administração de uma Etec - em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), prefeituras ou empresas. Já as 75 Fatecs ofertam mais de 85 cursos superiores de tecnologia.

Vestibulinho

O Vestibulinho das Etecs é realizado semestralmente - exceto para quem quer fazer o Ensino Médio ou o Técnico Integrado ao Ensino Médio, cujo processo seletivo ocorre uma vez ao ano, para início no primeiro semestre. O candidato que vai prestar o exame para iniciar os estudos no segundo semestre, precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

Também é importante conferir no Manual do Candidato quais cursos serão oferecidos em cada unidade, bem como as orientações para participar das provas.

O Vestibulinho também disponibiliza vagas de especialização técnica a quem já tem o diploma técnico e deseja obter conhecimentos mais específicos em uma determinada área. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização.

Vestibular

O Vestibular das Fatecs também é realizado semestralmente. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Os interessados em fazer um curso superior de tecnologia devem conferir no Manual do Candidato quais os cursos são oferecidos em cada unidade, bem como as orientações para participar das provas.
Divulgação
+ VEJA TAMBEM