Buscar no site

Saúde lança mapa online que facilita localização de soro antiveneno em SP

Em 2023, Assis registrou 156 acidentes envolvendo animais peçonhentos como escorpiões, cobras, aranhas e taturanas

Redação AssisCity

  • 31/01/24
  • 17:00
  • Atualizado há 12 semanas

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta quarta-feira, 31 de janeiro, uma ferramenta online que facilita a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. O Mapa Interativo, desenvolvido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências, sobretudo, no período quente e chuvoso, época em que este tipo de acidente mais acontece.

Reprodução - Saúde lança mapa online que facilita localização de soro antiveneno em SP - FOTO: Reprodução
Saúde lança mapa online que facilita localização de soro antiveneno em SP - FOTO: Reprodução

Em 2023, o Estado de São Paulo registrou 70.800 acidentes notificados com animais peçonhentos e 23 óbitos, sendo que 444 acidentes ocorreram na capital. Os municípios com mais registros foram Araçatuba (7.340 casos), São José do Rio Preto (6.753 casos) e Ribeirão Preto (4.174 casos). Em Assis, segundo a Vigilância Epidemiológica, foram registrados 156 acidentes com animais peçonhentos.

No município, o único ponto de atendimento é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na R. Oscar Luchini, nº 670. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Assis, Aline Biondo Alcântara, explica os procedimentos que devem ser seguidos em caso de acidente com animal peçonhento. "O primeiro passo é sempre manter a calma e ir direto para a UPA. Chegando lá, informe o tipo de animal que causou a picada para que para receber todo o atendimento necessário", disse.

A UPA de Assis disponibiliza soros para acidentes envolvendo picada de Jararaca, Cascavel, Coral, Aranha Marrom, Aranha Armadeira, Escorpiões e Lonômia, também conhecida como Taturana. Além de Assis, a cidade mais próxima que também possui um ponto de atendimento é Paraguacu Paulista, na Santa Casa da cidade.

Freepik/Divulgação - Um dos soros oferecidos na UPA de Assis é o escorpiônico - FOTO: Freepik/Divulgação
Um dos soros oferecidos na UPA de Assis é o escorpiônico - FOTO: Freepik/Divulgação

No Mapa Interativo, disponível no site https://cievs.saude.sp.gov.br/soro/#tab-8961-1 , você encontra essas e outras informações sobre os mais de 200 pontos de atendimento à vítimas de animais peçonhentos de São Paulo.

Confira as orientações para prevenir os acidentes

. Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

. Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;

. Afastar camas e berços das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;

. Não acumular entulhos e materiais de construção;

. Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

. Vedar ralos, frestas e buracos em muros, paredes, assoalhos, forros e rodapés;

. Evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada;

. No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade;

. Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local para a remoção.

Receba nossas notícias em primeira mão!