05 de Julho de 2022
20º/30º
Notícias - Mundo

Onda de ataques hackers se espalha pelo mundo; veja o mapa atualizado

Um ataque cibernético sem precedentes tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo nesta sexta-feira, 12.

Um ataque cibernético sem precedentes tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo nesta sexta-feira, 12. Há relatos de que mais de 70 países foram afetados pelo chamado "Wanna Cry 2.0", incluindo órgãos públicos e empresas privadas no Brasil.

O site MalwareTech, que rastreia botnets e vírus que se espalham pelo planeta em tempo real, montou um mapa atualizado minuto a minuto mostrando a evolução do novo ataque. Você pode conferir o gráfico mostrando todos os ataques e um outro com cada ataque acontecendo em tempo real.

O ataque consiste em um ransomware, programa malicioso que criptografa todos os arquivos de um computador e só os devolve mediante o pagamento de um resgate. Os autores do ataque estão pedindo US$ 300 em bitcoins para liberar o acesso às mais de 70 mil máquinas infectadas ao redor do mundo.

As informações mais recentes são de que o ataque se baseia numa vulnerabilidade do Windows explorada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA. A brecha foi corrigida, mas computadores que ainda não atualizaram o Windows estão sendo vítimas da onda de ataques.

O Olhar Digital está acompanhando os eventos de perto e vamos continuar atualizando o nosso noticiário com mais informações ao longo do dia.


Mapa do ataque

UOL
+ VEJA TAMBEM

Olhe para o céu! Vênus e Júpiter estarão em conjunção neste final de semana

Fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, de acordo com o Observatório Nacional.

Rincón, ex-jogador de futebol, morre aos 55 anos na Colômbia

Ídolo no Brasil e em seu país natal não resistiu aos ferimentos após ter o carro atingido por um ônibus na Colômbia, na última segunda-feira (11); jogador teve traumatismo craniano e passou por um delicada cirurgia, mas não sobreviveu.

Adolescente morre após ficar preso em 2 metros de tentáculos de água-viva

A fatalidade ocorreu na praia de Eimeo, em Queensland, na Austrália. Kirby Dash comemorava o aniversário da mãe no local

Rússia ataca a Ucrânia com bombardeios em várias cidades, inclusive em Kiev

O gabinete presidencial da Ucrânia informou que mais de 40 militares do país morreram durante os ataques realizados pelas forças da Rússia contra bases aéreas e unidades militares no território ucraniano

8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza; prédio de TV colapsa

Dez pessoas de uma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado por mísseis israelenses, que atingiram ainda um prédio que abriga a agência de notícias Associated Press e a emissora Al Jazeera.

Morre o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, aos 99 anos

Palácio de Buckingham anunciou que o marido de Elizabeth II morreu nesta sexta-feira. A causa ainda não foi revelada. Em fevereiro, ele passou por uma cirurgia do coração.

- Veja a lista completa