07 de Agosto de 2022
20º/30º
Notícias - Região

Escritor assisense lança livro sobre a Casa de Taipa - Museu de Assis

O livro fala sobre a família Garcez destacando o Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, doador da residência "Casa de Taipa", para a constituição do Museu de Assis

Para comemorar os 117 anos do aniversário da cidade de Assis, o escritor e historiador Luiz Carlos de Barros, lançou na noite de terça-feira, dia 28, o livro "Casa de Taipa-Museu de Assis" - "José de Freitas Garcez" e Anexo "José Giorgi", evento ocorrido na "Casa de Taipa, que contou com a presença do Prefeito de Assis, José Fernandes, do Vice-prefeito Aref Sabeh, da Diretora da Casa da Menina "São Francisco de Assis", Angela Canassa, do Secretário da Cultura de Assis, Emerson Carlos Gonçalves, dentre secretários municipais e outras autoridades de Assis e região, artistas locais, além de diversos convidados.

Autor de diversas obras históricas de Assis e região, Barros nesse trabalho, conta um pouco do início da fundação de Assis, desde o desbravamento do "Sertão do Paranapanema", em meados do século XIX, destacando a história da "Casa de Taipa" até os dias atuais.

Divulgação - Luiz Barros e esposa Rafaela Xavier - Foto: Divulgação
Luiz Barros e esposa Rafaela Xavier - Foto: Divulgação


O livro fala ainda sobre a família Garcez destacando o Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, doador da residência "Casa de Taipa", para a constituição do Museu de Assis e da Sra. Lina Giorgi Leuzzi, grande benfeitora na área cultural de Assis, onde fez a doação de terreno para aumento da área do Museu de Assis, oferecendo recursos financeiros par a construção do Anexo "José Giorgi", com a doação de móveis e utensílios históricos. Monsenhor Floriano e Dona Lina Gina possuem seus nomes em salas nas dependências da "Casa de Taipa", em projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Assis e sancionado pelo Prefeito José Fernandes.

O historiador destacou a excelente qualidade de impressão e acabamento do livro feito pela Conosco - Gráfica e Editora de Assis e agradeceu o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Assis no trabalho, assim como a presença de todos que compareceram para prestigiar o evento.

Divulgação - Livro
Livro "Casa de Taipa-Museu de Assis" - Foto: Divulgação


Luiz Barros informou que o livro pode ser encontrado na Biblioteca Municipal "Nina Silva", localizada no Centro Cultural "Dona Pimpa", sendo que ainda será disponibilizado em plataforma digital da internet, nos sites: br.pinterest.com e pt.calameo.com/livros, além do site da Secretaria da Cultura: cultura.assis.sp.gov.br

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM