Buscar no site

Diretor do PAT de Assis é exonerado pelo Governo do Estado

Diretores de outras 17 cidades também foram exonerados

Redação AssisCity

  • 30/11/20
  • 18:00
  • Atualizado há 177 semanas

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São do dia 26 de novembro de 2020, o diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Assis, Marco Felício Samponi, foi exonerado do cargo que ocupava como comissionado há 26 anos.

Até Dória assumir o Governo do Estado de São Paulo, o PAT fazia parte da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Após 2018 foi incorporado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de onde partiu a exoneração de Samponi.

Marcos Samponi, como é conhecido, atuava no cargo no PAT de Assis há 26 anos e foi pego de surpresa ao ser comunicado de sua exoneração, principalmente considerando o motivo alegado.

"Permaneci no cargo por 26 anos e agora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico alegou que minha exoneração se deve a um apontamento da Procuradoria Geral do Estado de que eu estava ilegal no cargo", diz Samponi, que tinha seus vencimentos pagos pelo Estado.

Divulgação - Marcos Samponi
Marcos Samponi

Samponi fala da importância do PAT e diz que não pode, em hipótese alguma, ser desativado, apesar de não saber ao certo o que pode acontecer com o órgão na cidade.

"O PAT é um órgão imprescindível para a cidade, para os trabalhadores e para os empregadores. O PAT atende a todos, seja na oferta quanto na busca de oportunidade de trabalho. Todos os serviços são gratuitos e são realizados cursos, triagens, entrevistas, entrada em seguro desemprego. Se o PAT for desativado em Assis, o trabalhador vai procurar qual órgão para buscar uma vaga de emprego e o empregado vai anunciar sua vaga onde?", questiona o ex-diretor do PAT de Assis.

Samponi destaca a parceria com a Prefeitura de Assis desde a administração de José Santilli até a atual de José Fernandes.

"A Prefeitura sempre foi uma grande parceira, passando por vários prefeitos desde José Santilli até a atual administração do José Fernandes que nos disponibilizou um espaço físico e funcionários para atendimentos no PAT", lembra Samponi.

Questionado sobre uma possibilidade de retornar ao cargo, Samponi limita-se a dizer que existe a possibilidade, apesar de achar difícil.

Na região de Assis, o diretor do PAT de Paraguaçu Paulista também foi exonerado, além de outros 16 diretores de outras regiões do Estado de São Paulo.

Receba nossas notícias em primeira mão!