Buscar no site

Manifestação contra o "Novo Ensino Médio" reúne alunos em Assis

Ato será realizado na quarta-feira, 22 de março, às 12h40

Redação AssisCity

  • 17/03/23
  • 10:00
  • Atualizado há 57 semanas

No próximo dia 22 de março, alunos do ensino médio de escolas estaduais de Assis se reunirão na praça da catedral para manifestar sua revolta contra o "Novo Ensino Médio". O protesto é aberto para o público em geral e tem como objetivo principal revogar as mudanças impostas pelo governo federal.

Desde sua implementação em 2017, o "Novo Ensino Médio" tem gerado muita polêmica. A principal mudança proposta é a substituição da grade curricular tradicional por itinerários formativos, que permitem que os alunos escolham quais disciplinas querem estudar e em que áreas pretendem se especializar.

Divulgação

No entanto, muitos alunos e professores alegam que essa mudança foi feita sem a devida consulta e participação da comunidade escolar e que as disciplinas tradicionais foram relegadas a segundo plano. "É terrível, tiraram as matérias importantes e colocaram esses itinerários formativos que não nos interessam", diz um aluno que prefere não se identificar.

Além disso, há preocupação com a falta de recursos para implementar essas mudanças e com a possibilidade de aprofundar ainda mais as desigualdades sociais, já que as escolas mais pobres podem não ter condições de oferecer os mesmos itinerários formativos das escolas mais ricas.

Os organizadores da manifestação esperam que o protesto possa chamar a atenção das autoridades e da população em geral para essas questões e para a necessidade de uma discussão mais ampla e democrática sobre as mudanças no ensino médio.

Receba nossas notícias em primeira mão!