Buscar no site

Período para solicitar isenção e redução da taxa do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 começa nesta segunda-feira

A oferta é de 160 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira

Assessoria de Comunicação

  • 07/04/24
  • 10:00
  • Atualizado há 3 semanas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir desta segunda-feira, 08 de abril, os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024, cujo valor integral é de R$ 192. Os interessados poderão se inscrever ou cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 14 de abril (domingo).

As inscrições para o exame serão realizadas de 15 de abril a 7 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 160 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas em 26 de maio (primeira fase) e 23 e 24 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 15 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 29 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 14 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 29 de abril.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Receba nossas notícias em primeira mão!