Buscar no site

Polícia Militar de Assis se manifesta sobre caso João Marcelo

Em nota divulgada à imprensa, Corporação afirma que lesões sofridas pelo jovem foram em decorrência da queda do veículo

Redação AssisCity

  • 12/03/24
  • 18:00
  • Atualizado há 6 semanas

Três dias após a morte de João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos, o 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Assis e responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, emitiu uma nota à imprensa sobre a conduta policial utilizada na abordagem realizada durante a abordagem de João Marcelo após uma perseguição policial, no dia 29 de fevereiro.

Redes Sociais/Divulgação - João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos - FOTO: Redes Sociais/Divulgação
João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos - FOTO: Redes Sociais/Divulgação

Segundo a nota, no dia 29 de fevereiro de 2024, por volta das 14:30h, uma Equipe policial-militar realizava patrulhamento pela Rua Arminda Nery Servilha, momento em que o condutor de uma motocicleta Honda CG FAN 160 passou a se equilibrar em apenas uma das rodas ("empinar"), fato este que motivou os Policiais Militares a emitir ordem de parada.

"Entretanto, o condutor não acatou a ordem legal emanada e iniciou fuga em alta velocidade por diversas ruas. Durante a tentativa de acompanhamento e cerco do veículo, no cruzamento da Rua Maria Alice de Carvalho com a Av. Davi Passarinho, o condutor da motocicleta, sozinho e sem nenhum contato com qualquer viatura policial-militar, acabou por perder o controle do veículo e cair ao solo. Em seguida se levantou e foi contido pelas equipes policiais-militares.

Em razão da queda o condutor sofreu lesões externas e, após se acalmar, também se queixou de dores internas, razões que motivaram o acionamento de socorro médico no local, sendo então socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município de Assis.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo sempre atua de forma a preservar vidas. Todas as ações estão sendo apuradas, a fim de que os fatos sejam elucidados"

João Marcelo faleceu no dia 8 de março de 2024, após ficar nove dias internado no NAR do Hospital Regional de Assis. O Portal AssisCity teve acesso a uma câmera de segurança, que mostra o momento em que João está em fuga, e acaba perdendo o controle de direção e caindo entre a rua e a calçada da Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Logo em seguida, João tenta ficar em pé e três policiais vão para cima do jovem, empurram ele contra o chão para contê-lo. Após isso, uma confusão se forma ao redor da vítima e é possível ver um chute em direção a ele, que permanece cercado pelos policiais, caído no chão.

João Marcelo, tinha 23 anos e morava com os pais Marcelo dos Santos e Fernanda Novaes. O jovem deixa também três irmãos.

Durante o final de semana, familiares e amigos se reuniram em frente à Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fática, no Complexo Prudenciana, para pedir justiça pela vida de João.

Portal AssisCity - Amigos e familiares se reuniram no final de semana em frente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Prudenciana - FOTO: Portal AssisCity
Amigos e familiares se reuniram no final de semana em frente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Prudenciana - FOTO: Portal AssisCity

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias