30 de Novembro de 2021
20º/30º
Notícias - Região

Turistando: você conhece as cachoeiras de Echaporã?

Nessa série do Portal AssisCity você encontra os melhores pontos turísticos das cidades que compõe o Vale do Paranapanema

Echaporã, conhecida também como a Princesinha da Serra, oferece aventura e muita diversão com as suas incríveis cachoeiras.

Na nova série 'Turistando' do Portal AssisCity você vai conhecer e saber quais as principais atrações, sejam arquitetônicas, culturais, gastronômicas, aquáticas ou aventura, nas cidades que compõe o Vale do Paranapanema.

Echaporã é um dos municípios que compõe o Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e fica na região Oeste do estado de São Paulo, com 6.318 habitantes segundo o IBEGE.

Divulgação - Rapel é uma das atividades que se pode fazer nas cachoeiras de Echaporã - Foto: Camaleão Aventuras
Rapel é uma das atividades que se pode fazer nas cachoeiras de Echaporã - Foto: Camaleão Aventuras


O município está localizado no divisor de águas das bacias hidrográficas do rio Paranapanema e do rio do Peixe. Portanto é cercada de escarpas e cachoeiras onde se praticam esportes radicais, como o rapel.

São mais de 20 cachoeiras não catalogadas no município, mas hoje trazemos duas das mais famosas, que tem apoio de empresas de turismo e oferta segurança e diversão para turistas que gostam de se refrescar no calor e de um bom passeio radical.

A Cachoeira São Pedro fica em uma propriedade privada, localizada na chácara São Pedro, há 2 km da cidade de Echaporã (Ech 010 km 02).

A queda tem aproximadamente 55 metros de altura com um visual incrível, piscinas naturais, floresta ecológica, animais silvestres e muita natureza.

Divulgação - Cacheira São Pedro - Foto: Maya Expedições
Cacheira São Pedro - Foto: Maya Expedições


Na entrada da trilha existe uma Figueira Centenária e, segundo os contos, mal assombrada. Os relatos são de que muitos ao perderem a vida ali permaneceram dentro das raízes da Figueira, se parar e ficar olhando para suas entranhas é possível ver rostos sinistros.

Outro ponto interessante é que a trilha para a cachoeira foi construída de forma ecológica, utilizando madeira de reciclagem possibilitando o acesso para todos os públicos desde os 4 anos até 65.

Divulgação - Cachoeira São Pedro oferece muito lazer e diversão - Foto: Maya Expedições
Cachoeira São Pedro oferece muito lazer e diversão - Foto: Maya Expedições


Já a Cachoeira Santa Rosa, fica localizada praticamente dentro do perímetro urbano, no Recanto das Cachoeiras, na Rua Luís Gimenez N° 15.

A queda tem aproximadamente 30 metros de altura e uma segunda queda com 10 metros, ideal para se refrescar e curtir a natureza, além de servir de fundo para lindas fotos para guardar de recordação.

Divulgação - Cachoeira Santa Rosa - Foto: Maya Expedições
Cachoeira Santa Rosa - Foto: Maya Expedições


Apesar de ser uma propriedade privada a trilha é aberta para todos. A queda é ideal para a prática de Rapel, além de contar com uma gruta incrível para piquenique na parte de trás.

Existem empresas de turismo responsáveis por organizar e levar os visitantes nos locais e também oferecem equipamentos para Rapel.
Para mais detalhes basta entrar em contato com Maya Expedições pelo (18) 99696-3474 ou com a Camaleão Aventura pelo (18) 99637-7143.

Divulgação - Turismo na Cachoeira Santa Rosa é uma ótima opção para quem curte belas paisagens - Foto: Maya Expedições
Turismo na Cachoeira Santa Rosa é uma ótima opção para quem curte belas paisagens - Foto: Maya Expedições

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM