Buscar no site

Saúde de Assis inaugura CAPS AD e amplia acesso ao cuidado para usuários de drogas

Novo serviço foi inaugurado na última quarta-feira, dia 03 de abril, na Vila Xavier; Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Redação AssisCity

  • 05/04/24
  • 13:00
  • Atualizado há 3 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis inaugurou na última quarta-feira, dia 03 de abril, a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD). Localizado na R. Benedito Lutti, 316 - Vila Xavier, o CAPS AD "Profº Abílio da Costa Rosa" é um serviço específico para o cuidado da população usuária de álcool e outras drogas e que faz um uso nocivo das drogas. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com a psicóloga Paula de Carvalho Lauer, que compõe a equipe do CAPS AD, os usuários podem se beneficiar de um cuidado que ajude a reduzir os danos e que o uso pesado de drogas pode ocasionar essas pessoas. "Ele é porta aberta, então o usuário ou o familiar podem procurar diretamente o serviço. Assim como ele também pode procurar o serviço através da atenção básica. Pela Atenção Básica, ele vai até o posto de saúde mais perto da sua casa, conversa com a enfermeira coordenadora ou profissional de psicologia, com o próprio médico e vê se a proposta da atenção básica é suficiente para essa pessoa repensar esse uso ou se ela estaria numa condição de maior sofrimento e precisaria de um apoio mais específico, mais de perto e aí então a própria atenção básica encaminha pro CAPS AD", explicou a psicóloga.

Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis - FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis
FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis

A equipe do CAPS AD atualmente é composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e até o final do primeiro semestre de 2024 deve receber outros educadores sociais. Todos esses profissionais contribuem na elaboração de um tratamento multidisciplinar e construído em conjunto com o usuário e os familiares. "Pensando sempre em quais são as questões específicas de cada pessoa, quais são as condições de cada família. Então, nós montamos um projeto terapêutico singular para esse usuário", disse Paula Lauer.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis - FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis
FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do prefeito José Fernandes, do vice-prefeito Aref Sabeh e da então secretária da saúde, Cristiani Silvério, que deixou o cargo nesta quinta-feira, dia 4, para se dedicar à sua pré-candidatura para a Prefeitura Municipal, foram realizadas diversas apresentações culturais, como uma roda de capoeira e apresentações musicais. Outras autoridades do município também estiveram presentes.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis - FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis
FOTO: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis

Para Paula Lauer, a inauguração de um CAPS AD é um passo muito importante para ampliar o acesso da população ao cuidado relacionado ao álcool, crack e outras drogas. "Sem dúvidas, é uma maneira de fortalecer a estratégia de redução de danos, que é um modelo de cuidado que prevê que a pessoa repense o uso e consiga construir pequenas metas, pequenos objetivos, que faça ela ir transformando a relação que ela tem com o álcool ou qualquer outra droga. Fortalecendo a sua capacidade de fazer seu autocuidado e de recuperar seus vínculos comunitários, familiares e pensando como reverter algumas condições de vulnerabilidade. No Brasil, nós temos muito preso em nossa cultura a ideia de que o tratamento do usuário de álcool e outras drogas só se resolve através de internação, mas existem outras estratégias e outras possibilidades, inclusive menos violentas e que dão autonomia e protagonismo aos próprios usuários na busca por uma relação mais saudável as droga", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!