31 de Maio de 2020
11º/26º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Esperança

Você é uma pessoa de esperança?

*Pastor Luis Alberto Sanches
Ter esperança é um modo de ser e de viver. Faz parte do estilo de vida do cristão. A esperança nos fortalece e nos faz crescer. Ela nos dá um vigor sempre novo e não nos deixa ficar prostrados ou derrotados, mesmo em meio às tragédias da vida. A esperança dá novo sentido à vida. Quando ela desaparece, a vida perde o seu sentido. Sem esperança o desânimo toma conta, não há mais espírito de luta. Acredite na esperança. Convoque a esperança. Alimente a esperança. Aprenda a cultivar "as pequenas alegrias", pois são elas o combustível da esperança.
É verdade que passamos por situações para as quais parece não haver mais esperança. Parece que estamos num beco sem saída. Nos sentimos sem forças, fracos, impotentes e sem esperança. Porém, vale sempre lembrar que Deus é maior e está no controle de tudo. A fé em Jesus Cristo é o coração da esperança. Ela nos fala de salvação, livramento, paz, alegria, saúde, prosperidade e vida eterna, que é a esperança em sua plenitude – "Cristo em vós, esperança da glória". (Colossenses 1:17).
Evangelho significa boas notícias, que enchem o coração de esperança e ânimo para lutar. Ou seja: Quem tem esperança leva em frente o seu projeto de vida. A esperança faz a pessoa caminhar. A esperança aquece o coração.
No livro de Provérbios está escrito que "o coração alegre é bom remédio". É uma afirmação antiga que tem sido confirmada em nossos dias pela ciência. Deus, na sua multiforme graça, usa coisas simples para renovar em nós a chama da esperança, sobretudo nos momentos em que perdemos o pique, a energia e a coragem para subir a montanha. Uma boa noite de sono, uma boa refeição, um bom livro, um bom filme, uma boa conversa e um tempo de oração, são veículos da graça divina que nos ajudam a renovar as forças.
A angustia pode ser implacável, mas Deus é o nosso refugio e fortaleza! Isso significa que nas horas difíceis podemos nos refugiar nele, correr para o colo do Pai. Nas horas de fraqueza, quando nos sentimos sem forças e sem ânimo, podemos nos fortalecer nele. É como escreveu o apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13).
A esperança é força sobrenatural na fornalha de fogo e na cova dos leões. Na hora da provação, quando a pessoa se sente encurralada. É por tudo isso que Deus quer encher o seu coração de esperança – "E o Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo". (Romanos 15:13).
Reverendo Luís Alberto Sanches

+ VEJA TAMBÉM