Buscar no site

Vereador faz requerimento cobrando mais tolerância na entrega de leite; diretora da Assistência Social rebate crítica

Edivaldo do Lar justificou que algumas famílias estão ficando sem o leite porque chegam alguns minutos atrasadas; além disto, ele flagrou um freezer cheio de leite vencido

Redação Paraguacity

  • 18/03/11
  • 00:00
  • Atualizado há 684 semanas

Produto fotografado pelo vereador Edival Vieira da Rocha

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, o vereador Edivaldo Vieira da Rocha, conhecido como Edivaldo do Lar (PT), apresentou um requerimento pedindo esclarecimentos sobre os procedimentos de entrega do leite aos beneficiados do Programa Viva Leite.

Segundo justificativa do vereador, o requerimento foi apresentado após várias reclamações de famílias beneficiadas, que disseram que em casos de atrasos de cinco minutos ficam sem o produto. "Está havendo um atraso das mães chegando aos pontos e por cinco minutos estão ficando sem o leite e esse leite sendo armazenado em um freezer e vencendo", pondera o membro do legislativo.

Edivaldo explica ainda que, a reclamação tem um agravante. No dia 9 de fevereiro ele flagrou em uma associação um freezer com leite vencido. "Eu estava diante de um freezer cheio de saquinhos de leite com vencimento no dia 28 de dezembro", indigna-se.

OUTRO LADO

A diretora do Departamento de Assistência Social, Maria Ângela Censi Queiróz, foi informada sobre o requerimento e rebateu as críticas feitas pelo vereador Edivaldo. Maria Ângela explicou que uma série de medidas são seguidas porque o leite é altamente perecível e deve ser manipulado dentro da condições impostas pelo programa. "Por ser um produto perecível ele tem que ter algumas regras de distribuição. A manipulação desses produtos tem que ser rigorosa", ressalta.

Por conta disto, ela esclareceu que, existem horários a serem respeitados. Nos pontos de distribuição, o produto fica acondicionado em uma caixa de isopor, onde ele não pode permanecer por muito tempo. Assim que termina o horário de entrega, que acontece entre às 07h e 09h, é realizado o recolhimento da sobra.

"É mentira que quando dá dois minutos, três minutos, a mãe fica sem o leite, porque nós temos uma perua que sai do departamento e vai passando em todos os pontos de coleta depois das 09h, pegando os leites que as mães não foram buscar", esclarece.

Quanto a possibilidade desse leite não ser distribuído pelo cerceamento dos próprios funcionários, a diretora do Departamento de Assistência Social, afirmou que isso deverá ser apurado. "Enquanto o leite estiver disponível a população, enquanto a perua não chega para pegá-lo, ele é entregue a população. Se isto estiver acontecendo em algum ponto de entrega, nós estaremos fazendo alguma intervenção. Mas isto não procede", explica Maria Ângela.

LEITE VENCIDO

Sobre o freezer lotado com leites vencidos no dia 28 de dezembro, Maria Ângela justificou que é um fato isolado e que se tratava da sobra nos períodos do natal, ano novo e início das férias.

"O leite quando sobra é repassado para as entidades que, prioritariamente, trabalham com crianças. E no final do ano, essas entidades estavam em recesso, então não tinha pra onde repassar esses leites. Então eles foram congelados para garantir a qualidade desse leite pra quando retornasse as atividades no Colégio Agrícola a gente pudesse produzir o doce de leite", esclarece.

O doce de leite produzido com o leite vencido já foi distribuído às entidades assistenciais do município.

VIVA LEITE

O programa "Viva Leite" da Secretaria da Agricultura objetiva a distribuição gratuita do produto às crianças maiores de seis meses. Em Paraguaçu Paulista, existem 10 locais de distribuição que contemplam mais de 1.010 famílias cadastradas.

Receba nossas notícias em primeira mão!